André da Ralpnet

Saúde de Pinheiro avança e André da Ralpnet entrega nova ambulância 0 km para reforçar atendimento à população

A saúde pública de Pinheiro segue avançando com investimentos importantes e resultados concretos para a população. Nesta quinta-feira (28), o prefeito André da Ralpnet anunciou a chegada de uma nova ambulância 0 km totalmente equipada, que passa a integrar a rede municipal de saúde e fortalecer os atendimentos de urgência e emergência no município. O novo veículo representa mais agilidade no socorro aos pacientes, além de garantir mais segurança, conforto e dignidade tanto para a população quanto para os profissionais da saúde que atuam diariamente no atendimento às ocorrências. A conquista reforça o compromisso da gestão municipal em continuar investindo na melhoria dos serviços públicos e ampliando a estrutura da saúde em Pinheiro. A nova ambulância também contribuirá diretamente para o fortalecimento da atenção primária e para a eficiência no transporte de pacientes que necessitam de atendimento especializado. O prefeito André da Ralpnet destacou que a chegada do veículo é resultado do trabalho sério e comprometido que vem sendo desenvolvido pela administração municipal. “Estamos, a cada dia, buscando melhorias para o nosso município. A nova ambulância é prova disso. Os pinheirenses merecem um cuidado especial, e não iremos parar por aqui”, afirmou o gestor. O secretário municipal de Saúde, Eduardo Sá, também comemorou a conquista e ressaltou a importância do novo equipamento para melhorar a assistência à população. “Nós, que fazemos parte da Secretaria de Saúde, ficamos honrados. Há quanto tempo esperávamos por isso para podermos atender bem a população, e agora, de fato, podemos”, declarou. Desde o início da gestão, André da Ralpnet vem realizando investimentos em diversas áreas, especialmente na saúde, buscando recuperar estruturas, ampliar serviços e garantir mais qualidade de vida para os pinheirenses. A chegada da nova ambulância simboliza mais um passo importante dentro desse trabalho de transformação que vem sendo reconhecido pela população.

André da RalpNet convoca prefeitos a valorizarem garis: “quem cuida da cidade merece respeito.”

O prefeito de Pinheiro, André da RalpNet, fez um balanço dos primeiros 500 dias de gestão durante entrevista ao Programa Papo Reto na Rádio Cultura FM 105.9 e destacou ações que, segundo ele, marcam a reconstrução do município. Um dos principais pontos abordados foi a valorização dos garis. André destacou o aumento histórico no salário da categoria, que chegou próximo dos R$ 4 mil, colocando Pinheiro entre os municípios que mais valorizam esses profissionais no Brasil. O prefeito ressaltou que tomou a iniciativa antes mesmo da aprovação do piso salarial nacional da categoria, que ainda tramita no Congresso Nacional. Segundo André da RalpNet, a medida representa reconhecimento e respeito aos profissionais responsáveis por manter a cidade limpa e organizada. “São trabalhadores que zelam pela nossa cidade todos os dias e fazem parte desse marco de reconstrução de Pinheiro”, afirmou. Durante a entrevista, André também destacou que a gestão segue um planejamento dividido em três fases: emergencial, médio e longo prazo. Segundo ele, os primeiros meses foram dedicados à reconstrução da cidade. “A casa está em ordem. Agora é avançar”, declarou. Entre as ações citadas, o prefeito destacou a repactuação de 12 obras que estavam abandonadas no município. De acordo com André, a iniciativa é uma forma de valorizar o dinheiro público e garantir que obras importantes sejam concluídas para beneficiar a população. O gestor também ressaltou investimentos inéditos, como o asfalto da estrada de Vitória dos Bragas, o programa Pomar de Educação Integral, a construção do Centro de Parto Normal e o avanço da infraestrutura na zona rural, levando asfalto para comunidades que nunca haviam recebido esse tipo de investimento. Outro destaque da entrevista foi o anúncio de um pacote de obras que será entregue no aniversário de 170 anos de Pinheiro, celebrado em setembro. Entre as entregas previstas estão: Segundo o prefeito, o município concluiu a fase de reconstrução e agora entra em um novo momento de avanço e desenvolvimento.

André da Ralpnet anuncia salário de quase 4 mil reais para garis de Pinheiro

O Prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet, anunciou na noite deste sábado, 16, que o salário dos garis do município será de quase 4 mil reais. Um valor acima da proposta do piso salarial nacional da categoria, R$ 3.036,00. O anúncio foi feito durante evento de lançamento da pré-campanha de Orleans Brandão na baixada. Neste sábado, completaram exatamente 500 dias da gestão do prefeito que é chamado carinhosamente de “Leão Bom de Obra”. Ele estava destacando os avanços inéditos nestes 500 dias de gestão como infraestrutura chegando na zona rural, reconstrução de todas as unidades básicas de saúde, construção de centro de parto normal, ar-condicionado nas escolas, reconstrução da maternidade e hospital Antenor Abreu, além da regularização fundiária, o resgate do esporte e da cultura regional. André destacou que avanços assim só são possíveis com parceria como a do Governo do Estado e deputados como Fábio Macedo e Othelino e ainda a senadora Ana Paula Lobato. E conta ainda com a parceria futura de Leonardo Sá.

Educação de Pinheiro avança e atinge 60% de crianças alfabetizadas na idade certa em 2025

A educação de Pinheiro segue em trajetória de crescimento. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o município alcançou, em 2025, o índice de 60% de crianças alfabetizadas na idade certa — um avanço significativo em relação a 2024, quando o percentual era de 47%. O resultado reflete o compromisso da gestão do prefeito André da RalpNet com a melhoria da qualidade do ensino na rede municipal, por meio do fortalecimento de políticas educacionais e investimentos contínuos na área. Segundo o INEP, a alfabetização na idade certa deve ocorrer até o final do 2º ano do ensino fundamental, fase essencial para o desenvolvimento de habilidades como leitura, escrita e compreensão. Nesse contexto, a Prefeitura de Pinheiro tem intensificado ações pedagógicas, ampliado programas educacionais e investido na formação de professores. Os dados fazem parte do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado nacionalmente com base em avaliações realizadas nas escolas de todo o país. O indicador mede a capacidade dos estudantes de ler palavras, frases e pequenos textos, além de interpretar informações e compreender conteúdos que combinam linguagem verbal e não verbal. Para a gestão municipal, esses números são fundamentais para orientar estratégias mais assertivas, identificar desafios e aprimorar as políticas públicas educacionais, garantindo melhores oportunidades de aprendizagem para as crianças pinheirenses. O secretário de Educação, Zé Arlindo, destacou o esforço coletivo para alcançar os resultados. “A educação é indispensável, e é nosso dever levá-la a todas as nossas crianças e adolescentes. Esse resultado é fruto de muito empenho, não apenas da Secretaria de Educação, mas de toda a população. Pais, gestores, professores e os próprios estudantes estão comprometidos com a qualidade do ensino e com uma aprendizagem cada vez mais eficiente”, afirmou. O avanço registrado consolida Pinheiro como um município que prioriza a educação e reforça o compromisso da gestão em continuar elevando os indicadores educacionais nos próximos anos.

Com 63,7% de aprovação, gestão André da Ralpnet ganha destaque no interior do MA

Uma pesquisa realizada pelo Instituto EPO, entre os dias 24 e 27 de março, aponta que 63,70% da população de Pinheiro aprova a gestão do prefeito André da Ralpnet. O levantamento consolida a percepção de avanço em pouco mais de um ano e três meses de governo. Desde o início da gestão, as ações têm sido marcadas por planejamento e execução em diversas áreas. Um dos primeiros impactos percebidos pela população foi a melhoria na limpeza urbana, que devolveu à cidade um novo aspecto de cuidado e organização. Na educação, todas as escolas foram revitalizadas antes do ano letivo e já foi iniciada a climatização de salas de aula, a merenda escolar é destaque por sua qualidade. Recentemente, o município também implantou o Pomar, considerado o maior programa educacional do Maranhão, ampliando investimentos e fortalecendo a base do ensino. Na saúde, a gestão avança com a reforma de 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) simultaneamente, além da reconstrução do hospital materno e da construção de um novo Centro de Parto Normal, ampliando o acesso e a qualidade do atendimento. O setor também foi equipado com 2 tomógrafos e ambulâncias novas, inclusive, uma foi destinada para zona rural. A infraestrutura também tem recebido atenção especial. Obras inéditas como o asfaltamento da avenida que liga o povoado Pacas ao povoado Vitória dos Bragas, a pavimentação de ruas e a construção de pontes de concreto demonstram melhoria na mobilidade e na qualidade de vida dos pinheirenses. Além disso, a gestão tem valorizado a cultura e o lazer, promovendo grandes eventos populares como o Carnaval, o São João, o aniversário da cidade e as festividades natalinas, fortalecendo a economia local e resgatando o sentimento de pertencimento da população. Nas redes sociais, o prefeito André Leão – como tem sido carinhosamente chamado pelos pinheirenses – destacou que os números refletem mais do que volume de ações. “Muitos podem dizer que essa aprovação é resultado de muito trabalho em pouco tempo e de obras inéditas. Mas, para mim, esse é o resultado de planejamento e compromisso para fazer a melhor gestão da história de Pinheiro”, afirmou. O sentimento de avanço é vivido no dia a dia do maior município da Baixada Maranhense. Para muitos moradores, Pinheiro vive um novo momento, marcado por reconstrução, desenvolvimento e perspectiva de futuro melhor. André Leão segue consolidando sua trajetória como uma liderança que alia suas raízes, visão empreendedora e responsabilidade na gestão pública. É o menino do interior que se tornou empresário, prefeito e que hoje mantém os pés no chão e o foco firme na condução da Princesa da Baixada.

Prefeitura de Pinheiro lança Programa Pomar, maior iniciativa educacional municipal do Maranhão

A Prefeitura de Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na tarde desta terça-feira (9) o Programa Pomar, considerado o maior programa educacional já implantado na rede municipal de ensino. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o aprendizado dos alunos e ampliar as oportunidades educacionais para crianças e adolescentes do município. O lançamento aconteceu na Praça da Família e contou com a presença do prefeito André da Ralpnet, do secretário municipal de Educação, Zé Arlindo, além de secretários municipais, vereadores, profissionais da educação, estudantes e membros da comunidade. O programa surge como uma estratégia para elevar o nível de aprendizagem na rede pública, oferecendo novas metodologias pedagógicas e ampliando o acesso ao conhecimento em áreas consideradas desafiadoras ou ainda pouco exploradas pelos estudantes. Entre as principais ações do Programa Pomar está a jornada ampliada, iniciativa que já vinha sendo aplicada na rede municipal e que agora passa a contar com mais estrutura e fortalecimento, garantindo aos alunos mais tempo de aprendizagem e acompanhamento pedagógico. Além disso, o programa prevê atividades complementares no contraturno escolar, com abordagens voltadas para multiculturalismo, letramento matemático, educação bilíngue, práticas esportivas e desenvolvimento de habilidades sociais, contribuindo para uma formação mais completa dos estudantes. Outro ponto destacado durante o lançamento foi a proposta da “Pedagogia da Alegria”, metodologia que busca tornar o processo de aprendizagem mais leve, participativo e motivador, criando um ambiente escolar mais acolhedor e estimulante para alunos e professores. Durante a solenidade, o prefeito André da Ralpnet ressaltou a importância do investimento na educação para o desenvolvimento do município. “A educação é a base para transformar realidades. O Programa Pomar nasce com esse propósito: plantar hoje as sementes do conhecimento para que nossos alunos possam colher mais oportunidades no futuro”, afirmou o prefeito. Com a implantação do Programa Pomar, a gestão municipal reforça o compromisso com o fortalecimento da educação pública, apostando em estratégias que ampliam o acesso ao conhecimento e contribuem para a construção de um futuro com mais oportunidades para os estudantes de Pinheiro.

Educação avança em Pinheiro: aulas no tempo certo e escolas com ar condicionado!

A educação de Pinheiro vive um novo e importante momento. Pela primeira vez em mais de uma década, o ano letivo teve início no tempo certo, já no mês de fevereiro, garantindo planejamento pedagógico, tranquilidade para pais e alunos e o cumprimento integral do calendário escolar. O avanço é resultado direto da organização e do compromisso da gestão do prefeito André da Ralpnet. Enquanto os alunos aproveitavam o período de férias, foram realizadas ações de revitalização das escolas da rede municipal, com serviços de manutenção, melhorias estruturais e preparação das unidades para receber os estudantes em um ambiente mais seguro e adequado. Além das reformas, a gestão municipal deu início a um projeto histórico: a climatização das escolas municipais. Nesta primeira etapa, já foram adquiridos 500 aparelhos de ar-condicionado, que irão climatizar salas de aula em diversas escolas. O projeto será ampliado gradualmente, alcançando ainda mais unidades e beneficiando um número cada vez maior de alunos e profissionais da educação. No passado recente, a realidade era marcada por atrasos no início das aulas, colocando em risco o ano letivo e causando transtornos a pais, alunos e professores. Hoje, Pinheiro apresenta um novo cenário: aulas começando na data correta, escolas revitalizadas e salas de aula mais confortáveis. “Agora, além de começar na hora certa, a educação de Pinheiro avança em qualidade. Vai ficar tudo ‘nevando’ nas salas de aula”, destacou o prefeito. Com planejamento, trabalho e compromisso, a Prefeitura de Pinheiro reafirma que investir em educação é investir no futuro da cidade, garantindo melhores condições de ensino e aprendizado para quem constrói, desde já, uma Pinheiro cada vez melhor.

Pinheiro vive grande festa do futebol com encerramento de campeonato histórico

O Estádio Costa Rodrigues foi palco de muita emoção neste sábado (20), durante o encerramento do campeonato mais tradicional da Baixada Maranhense. As finais da Série B e da Série A reuniram grandes equipes, arquibancadas cheias e um clima de celebração que marcou uma das edições mais expressivas da história da competição. Na decisão da segunda divisão, Remota e Esquadrão Pacaense protagonizaram um confronto disputado do início ao fim. Já na elite do futebol local, Dibal e Estrela Vermelha entraram em campo em busca do título máximo, encerrando a competição com jogos de alto nível técnico e muita entrega dos atletas. Promovido pela Prefeitura de Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, o campeonato reafirma a política de valorização do esporte amador adotada pela gestão do prefeito André da Ralpnet. Ao longo de quatro meses, a competição movimentou bairros, comunidades e torcidas, fortalecendo o futebol local e oferecendo lazer à população. Dentro e fora de campo, o evento foi marcado por organização e envolvimento popular. Torcedores compareceram em grande número, participaram de sorteios de brindes e acompanharam apresentações culturais, como o show do grupo Sambaê, que garantiu animação antes e durante os jogos decisivos. Com a maior premiação já registrada na história do campeonato, o Esquadrão Pacaense conquistou o título da Série B, enquanto o Dibal levantou a taça da Série A, consolidando-se como campeão da principal divisão. A final contou com a presença do prefeito André da Ralpnet, do ex-deputado estadual Dr. Leonardo Sá, além de vereadores e secretários municipais, reforçando a importância do evento para o calendário esportivo de Pinheiro. O encerramento da competição simboliza o compromisso da administração municipal com o incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão social, descoberta de talentos e promoção da cidadania. Para atletas e torcedores, a despedida desta edição deixa a sensação de dever cumprido e a expectativa por uma próxima temporada ainda maior. Premiação final Série B1º – Esquadrão Pacaense: R$ 18 mil2º – Remota FC: R$ 12 mil3º – Paraíso: R$ 6 mil4º – América: R$ 4 mil Série A1º – Dibal: R$ 25 mil2º – Estrela Vermelha: R$ 15 mil3º – São Benedito: R$ 12 mil4º – Gama: R$ 8 mil

André da RalpNet acompanha avanço do asfaltamento em ruas de Pinheiro

O prefeito de Pinheiro, André da RalpNet, segue acompanhando de perto o andamento dos serviços de asfaltamento que estão sendo executados em diversos pontos da cidade. Nesta semana, o gestor esteve na Rua do Bate Papo, no bairro Fomento, onde verificou de perto a qualidade das obras que já começam a melhorar a mobilidade e a rotina dos moradores. A Prefeitura tem intensificado as ações de infraestrutura tanto na sede quanto na zona rural, ampliando o alcance dos serviços e levando melhorias esperadas há anos por várias comunidades. Ao todo, múltiplas frentes de trabalho atuam simultaneamente em bairros, ruas e povoados. Durante a visita, o prefeito destacou a importância da parceria com o Governo do Estado, fundamental para a expansão das obras de pavimentação no município. “Desde o início do ano, temos trabalhado incansavelmente para garantir que todos os cidadãos possam trafegar com mais segurança e qualidade. Essa união de esforços tem sido essencial para que as obras aconteçam no ritmo que Pinheiro merece”, afirmou André da RalpNet. Com foco em reconstrução e desenvolvimento, a gestão municipal segue investindo fortemente em infraestrutura urbana e rural, reafirmando o compromisso de transformar cada região de Pinheiro e melhorar a vida da população.

André da Ralpnet participa de agenda com o governo e garante novos investimentos para Pinheiro

O prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet, participou nesta segunda-feira (3), a convite do governador Carlos Brandão, de um importante evento no município de Turilândia, que marcou mais uma grande ação do Governo do Estado na Baixada Maranhense. Na ocasião, foram entregues os cartões do programa Maranhão Livre da Fome, beneficiando mais de 600 famílias. Também foram assinadas ordens de serviço que garantem novos investimentos e obras para a região. O evento contou com a presença do suplente de deputado Leonardo Sá, do presidente da Câmara de Pinheiro, Edinildo Rodrigues, além de vereadores e secretários municipais que acompanharam o prefeito André, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento da Baixada. Durante a cerimônia, o governador Carlos Brandão e o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacaram a parceria sólida entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Pinheiro, que vem gerando resultados concretos para a população. Entre as ações em andamento, estão a pavimentação de 10 km de ruas no município e 10 km da estrada que liga Pinheiro a Pacas. O governador também anunciou que novos benefícios serão divulgados em breve para o município. Segundo Brandão, uma grande programação está sendo preparada para Pinheiro, com a inauguração da MA-014, novas obras e um mega show do cantor Wesley Safadão, celebrando mais uma fase de conquistas para a cidade. O prefeito André da Ralpnet agradeceu o convite e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Pinheiro. “Seguimos trabalhando em parceria com o Governo do Estado, levando mais obras, programas e oportunidades para o nosso povo. Essa união tem feito a diferença na vida dos pinheirenses”, destacou o prefeito.